Uma das maiores empresas de calçados do Brasil e do mundo, a Grendene é também um exemplo quando o assunto é sustentabilidade nos seus pilares ambiental, econômico e social. Em 2022, a empresa, que tem capacidade para produzir 250 milhões de pares por ano, recebeu a certificação máxima do Origem Sustentável, no nível Diamante (mais de 80% dos indicadores alcançados).
Com mais de 3 mil fornecedores, a Grendene é uma referência em ESG, que proporciona ganhos importantes em toda a cadeia produtiva, já que exige sustentabilidade dos seus parceiros comerciais. O gerente de Sustentabilidade da empresa, Carlos André Carvalho, conta que existe uma homologação de fornecedores, que devem cumprir requisitos básicos de ESG que constam no Manual de Fornecedores, desenvolvido por categorias de fornecimento. O Manual contempla questões da pauta ESG, incluindo compromissos com gestão da qualidade e meio ambiente, saúde e segurança do trabalho, responsabilidade social e ética e transparência. Na descrição desses itens, são exigidos programas de saúde e segurança do trabalho e medidas de erradicação de ações de discriminação, de trabalho forçado e análogo ao escravo e trabalho infantil, entre outros. Além disso, todos os fornecedores precisam seguir a lista de substâncias restritas, que segue as principais listas internacionais (REACH, PROP 65, por exemplo). Ela foi feita em parceria com o Instituto Brasileiro de Tecnologia para Couro e Calçados (IBTeC). Os fornecedores também precisam estar registrados na Vegan Society, já que a empresa se posiciona como vegana - sem uso de matérias-primas animais.
Ambiental
A Grendene se destaca pelo reaproveitamento e reciclagem de resíduos gerados no seu processo produtivo. Conforme o mais recente Relatório de Sustentabilidade da empresa, em 2021 foram geradas 25,7 mil toneladas de resíduos, dos quais 90% foram reciclados, 5% foram recuperados por outros processos de reutilização e 5% foram encaminhados para coprocessamento para geração de energia. Segundo o gerente, a empresa reaproveita as sobras de matéria-primas do próprio processo de produção, gerando redução de custos com a otimização dos recursos utilizados. “Desde 2016, temos um compromisso de zero resíduos industriais para aterros”, destaca Carvalho.
Outro ponto de atenção da Grendene é com relação à pegada hídrica, tendo todas as suas dez unidades com sistema de reúso de água implantado com capacidade de consumir 100% do efluente tratado. Conforme Relatório de Sustentabilidade da Grendene, em 2022, quase 90% de todo o efluente gerado e tratado foi reutilizado para uso humano ou nos processos industriais, o que representa 127 milhões de litros do recurso natural. Visando reduzir o uso de água, Carvalho conta que a empresa investe em tecnologias eficientes para identificar vazamentos, além de captar água da chuva.
Com relação à energia, a Grendene possui uma usina fotovoltaica que produz entre 2,5% e 3% do total consumido pela empresa. O restante da energia utilizada é consumida de fontes renováveis, como eólica, solar e biomassa, todas por meio do contrato de prestação de serviço com o Ambiente de Contratação Livre (Mercado Livre).
Logística reversa é mais um ponto importante para a Grendene, que tem capacidade operacional para acolher pares em mais de 400 pontos com coletores, Clubes e Galerias Melissa. O uso de biomateriais também vem em uma crescente na empresa, com expectativa de aumentar nos próximos anos.
Social
No pilar social, o grande destaque da gigante calçadista é a Universidade Grendene, fundada em 2017 com o objetivo de qualificar e orientar seus colaboradores para uma carreira de negócios, inovação e sustentabilidade. Funcionando dentro de todas as dez unidades do grupo, a Universidade conta com frentes diversas, como a Escola de Liderança e Gestão, Escola de Negócios e Escola Industrial. Em 2022, segundo relatório interno, foram quase 6 mil horas de aulas e mais de 7 mil pessoas impactadas. Com investimento de R$ 2,8 milhões em 2022, a empresa promove a Universidade junto a consultores e especialistas nas áreas relacionadas, sem custo para os colaboradores.
A empresa
Fundada em 1971, a Grendene é uma das maiores produtoras de calçados do mundo, com uma capacidade produtiva de 250 milhões de pares por ano e empregando mais de 16 mil colaboradores. Detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids, possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil. Com dez unidades industriais, distribuídas no Ceará e no Rio Grande do Sul, tem forte presença no mercado de calçados. Por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e da subsidiária Grendene USA, Inc. (EUA), seus produtos alcançam 65 mil pontos de venda no Brasil e 45 mil fora do país. A Companhia conta ainda com showroom Melissa em Milão, duas “Galeria Melissa” (São Paulo e Nova Iorque).
Comments