
A Primus Têxtil, indústria com dez anos de atuação em Estância Velha/RS, recebeu, no último dia 27 de fevereiro, a recertificação no Origem Sustentável, único programa de certificação de práticas ESG para empresas da cadeia calçadista do mundo. A entrega, que marcou a evolução de nível de certificação - do Bronze para o Prata -, aconteceu na sede da empresa e contou com a participação de representantes da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e da direção da Primus Têxtil.
Na oportunidade, a sócia-administradora da empresa fornecedora de componentes para a indústria calçadista, Jaqueline Schmitz, destacou a relevância da certificação. “Mesmo tendo um porte pequeno, a Primus Têxtil comunica aos clientes, fornecedores e todos os interessados que nossa empresa é comprometida com os pilares da sustentabilidade e que busca uma melhoria constante nos seus processos para o seu crescimento de forma saudável”. Segundo ela, a chancela do programa, além de atestar o cuidado com práticas ESG, é um diferencial competitivo no mercado do segmento.
Controle de resíduos
Entre os destaques das iniciativas ambientais adotadas, está o controle de resíduos, com a realização de coprocessamento do material gerado na produção e envio do restante para a reciclagem e também para logística reversa com fornecedores. “Também, nossas ações sociais, tanto com o público interno quanto externo, desempenham um papel importante para a nossa organização, contribuindo para o crescimento da nossa empresa e o bom relacionamento com a comunidade”, conta Jaqueline.
A empresa
A Primus Têxti atua com o fornecimentos de tecidos de moda, como lonas, algodão, tecidos sustentáveis, jutas, lurex, jeans com diversas lavagens e efeitos, além de tecidos técnicos para reforços e aplicações para a produção de calçados e bolsas. Além de atuar no mercado brasileiro, a empresa exporta para países como Estados Unidos, China, Índia, Filipinas e Espanha.
O programa
Criado pela Assintecal em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em 2013, o Origem Sustentável é baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, seguindo a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. As categorias certificadas são: Diamante (+80% dos indicadores alcançados); Ouro (+60%); Prata (+40%) e Bronze (+20%). As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek e Bureau Veritas. Atualmente, mais de 100 empresas da cadeia produtiva do calçado são certificadas ou estão em processo de certificação. As renovações acontecem a cada dois anos. Mais informações no site www.origemsustentavel.org.br.
Comments