
O Grupo Herval, de Dois Irmãos/RS, recebeu, no último dia 19 de março, a certificação no nível Ouro do Origem Sustentável, único programa de certificação de empresas da cadeia calçadista com práticas ESG no mundo. A entrega aconteceu durante a realização da Fimec, em Novo Hamburgo/RS, e contou com as presenças das direções do Grupo e da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).
A empresa, que conta com mais de 25 marcas voltadas para setores econômicos diversos, foi certificada pelas fortes atuações nos pilares ambiental e social da Sustentabilidade. Na área ambiental, destaque para o reaproveitamento e reciclagem de mais de 11 toneladas de TNT e de 1,5 mil quilos de cones de linha, além de mais de 1 milhão de quilos de serragem - que se transforma em combustível (biomassa) e de quase 3 toneladas de papelão por ano. Além disso, conforme Relatório de Sustentabilidade do grupo, em 2023 foram produzidos mais de 2,2 milhões de quilos de espuma aglomerada, 100% provenientes de processos de logística reversa ou reutilização.
O Relatório de Sustentabilidade da Herval informa, ainda, que em 2023 o grupo tratou mais de 21 milhão de litros de efluente (industrial + sanitário + gerado no refeitório), dos quais 788,7 mil litros foram reutilizados na oficina para lavagem dos veículos da frota e 276,6 mil foram reutilizados na estação de tratamento de efluentes para diluição dos produtos químicos utilizados no processo de tratamento.
Social
Na área social, o Grupo apoia dois fundos, um voltado para crianças e adolescentes (Funcriança) e outro para idosos (Fundo do Idoso). As iniciativas financiam programas e projetos de promoção dos direitos de crianças e idosos. No total, são oito entidades beneficiadas - Apae Dois Irmãos, ONG São Francisco de Assis, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e Adolescente, Associação dos Funcionários do Grupo Herval, Hospital do Câncer de Pernambuco, Instituição Pella Bethânia e Casa de Amparo Mão de Deus.
Por meio da Lei Rouanet, o Grupo Herval apoia o Projeto Natal dos Anjos, de Dois Irmãos; a Feira do Livro de Dois Irmãos; a Feira do Livro de Morro Reuter; e o Kerb de São Miguel, em Dois Irmãos.
Chancela para o mercado
O presidente do Grupo Herval, Agnelo Seger, ressalta que a certificação do Origem Sustentável desempenha um papel fundamental na comprovação do compromisso das empresas da cadeia calçadista com a sustentabilidade. “No dia a dia, diversas práticas sustentáveis são adotadas pelas organizações, porém sem uma certificação reconhecida, muitas dessas ações acabam passando despercebidas pelo mercado, limitando seu impacto e dificultando a diferenciação da empresa diante de clientes e parceiros”, avalia Seger, para quem a obtenção da certificação não apenas valida as boas práticas da empresa, mas também potencializa sua comunicação e presença no mercado.
O Grupo
Fundado em 1959, o Grupo Herval é uma empresa de abrangência nacional, presente em todas as regiões do Brasil e com atendimento para mais de 20 países. São quase 7 mil colaboradores e mais de 25 marcas nos mais variados segmentos, incluindo indústria, atacado, varejo, e-commerce, serviços, construção e operações financeiras.
Sobre o Origem Sustentável
Criado pela Assintecal em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em 2013, o Origem Sustentável é baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, seguindo a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. As categorias certificadas são: Diamante (+80% dos indicadores alcançados); Ouro (+60%); Prata (+40%) e Bronze (+20%). As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek e Bureau Veritas. Mais informações no site www.origemsustentavel.org.br.
Comments