
Em consonância com seu compromisso com práticas ESG, a Plastcromo, indústria especializada em metalização a vácuo que atende o setor calçadista, recebeu um upgrade na sua certificação do Origem Sustentável, passando do nível Prata para o Ouro. A entrega aconteceu no último dia 20, na sede da empresa, em Parobé/RS.
Com a sustentabilidade presente no seu negócio, já que a metalização a vácuo é um processo ambientalmente correto, que não libera resíduos na atmosfera, além de proporcionar o reaproveitamento de matéria-prima, a Plastcromo também se destaca com o reaproveitamento da água da chuva em banheiros e com a reciclagem e reaproveitamento da totalidade de seus resíduos industriais. Com essas e outras medidas, em 2023, a empresa reportou que conseguiu evitar a emissão de mais de 61 toneladas de CO2 equivalente na atmosfera. Além disso, em 2023, a Plastcromo substituiu maquinários que reduziram em 60% o consumo de energia elétrica no processo de injeção.
O diretor da empresa, Cleomar Berguemaier, destaca a importância da evolução dentro do único programa de certificação de práticas ESG para empresas da cadeia produtiva do calçado. “Somos uma empresa referência e a certificação do selo Origem Sustentável nos comprova que estamos no caminho certo, alinhados com toda a cadeia de mercado e as novas práticas ligadas à sustentabilidade”, ressalta.
Fundada em 2007, a Plastcromo é uma empresa especializada em metalização a vácuo que produz, diariamente, mais de 400 mil peças que abastecem os setores calçadista, de vestuário, hidráulico, moveleiro, entre outros. No total, a empresa conta com 300 colaboradores diretos , tendo dobrado o seu quadro funcional nos últimos dois anos.
Sobre o Origem Sustentável
Criado pela Assintecal em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em 2013, o Origem Sustentável é baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, seguindo a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. As categorias certificadas são: Diamante (+80% dos indicadores alcançados); Ouro (+60%); Prata (+40%) e Bronze (+20%). As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek e Bureau Veritas. Mais informações no site www.origemsustentavel.org.br.
Comments