top of page
Foto do escritorOrigem Sustentável

Via Marte: evolução constante


Com 2,2 mil colaboradores, Via Marte é um exemplo de sustentabilidade, principalmente no pilar social

A Via Marte, de Nova Hartz/RS, recebeu a certificação Prata do Origem Sustentável em 2022, mas a aplicabilidade de ações voltadas à sustentabilidade acontecem há muito tempo e sempre foram prioridades na cultura da empresa.


As ações de sustentabilidade que levaram a Via Marte a obter a certificação do Origem

Sustentável passam pela implantação de uma estrutura de governança da sustentabilidade, a qual criou as políticas de ESG com seus desdobramentos de metas e indicadores a serem alcançados. Na área ambiental, a empresa realiza uma gestão correta com todas as licenças ambientais. Desde 2020, a Via Marte passou a comprar energia de fonte limpa da Copel Energia (Mercado Livre). Conforme relatório da empresa, no ano passado as unidades também reduziram o consumo de utilização de energia, passando de 368,36 mwh para 183,80 mwh/mês.


Outro destaque na área ambiental é o gerenciamento dos resíduos sólidos originados na produção. “Realizamos um trabalho muito forte há vários anos com a assessoria da Ecovalor na questão ambiental, realizando o gerenciamento de todos os resíduos sólidos originados do processo produtivo. Todos os resíduos passam por uma reciclagem interna e o que não pode ser reciclado é descartado de forma correta por meio de coprocessamento, servindo como combustível de queima para as empresas cimenteiras”, conta o gerente de Recursos Humanos da empresa, Elizeu Fontes, acrescentando que a Via Marte produz mais de 430 mil toneladas por ano de resíduos.


Gerando 430 mil toneladas de resíduos por ano, Via Marte reaproveita boa parte e a restante envia para coprocessamento

Bem-estar

Visando dar melhor qualidade de vida para os seus colaboradores, a Via Marte implantou ações de alteração no processo produtivo que eliminou a insalubridade nos setores de produção da empresa, como por exemplo a não utilização de substâncias restritas em todos os processos na fabricação dos calçados. Outros pontos de destaque são a substituição de todos os adesivos químicos por adesivos a base d'água e a redução do ruído dentro dos setores produtivos.


Empresa implantou ações de alteração no processo produtivo que eliminou a insalubridade

Demandando um investimento de quase R$ 1,6 milhão, a empresa instalou um sistema de refrigeração de ambientes, através de climatizadores evaporativos nas áreas produtivas, aumentando em 18% a umidade relativa do ar e diminuindo em até 8 graus a temperatura dentro das unidades fabris. “Todas estas ações foram definidas pelo programa de ergonomia da empresa, ocasionando uma melhor qualidade de vida no trabalho”, avalia Fontes.


Via Marte investiu R$ 1,6 milhão para climatização da empresa

Social

Na área social e cultural, a Via Marte realiza projetos que atendem às questões de saúde e desenvolvimento de seus colaboradores, como a parceria com o SESI, que realiza atendimentos odontológicos e vacinação contra a gripe. Ainda no que diz respeito ao cuidado com a saúde dos colaboradores, os profissionais de saúde da empresa realizam o controle de algumas patologias, como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, tabagismo e HIV, com acompanhamento específico e orientado pelo médico do trabalho. Todos esses atendimentos são gratuitos para os colaboradores e realizados internamente nos consultórios/ambulatórios da empresa.


Profissionais do SESI realizam atendimentos na sede da empresa

Visando capacitar e desenvolver as habilidades dos colaboradores, a Via Marte realiza cursos profissionalizantes, de aprendizagem, de graduação, de pós-graduação e treinamentos internos. Entre todos os cursos disponibilizados em 2022, foram formados 248 colaboradores.


Via Marte realiza palestras de conscientização dos colaboradores sobre assuntos ligados à diversidade

Diversidade e engajamento

Em respeito à diversidade, a empresa atualmente conta em seu quadro funcional com 114

colaboradores com deficiência (PCDs), 69 colaboradores possuem idades maiores de 60 anos e um percentual de 59% de mulheres dentre o total de colaboradores.


Na comunidade, a empresa atua em diversos projetos, como o Grupo Amigos da Via Marte, formado por 122 colaboradores que são doadores voluntários de sangue, realizando doações a cada 90 dias, os patrocínios da feira do livro do município e da festa de cultural da cidade, doações de livros à biblioteca municipal, parceria com o SENAI para curso de aprendizagem na área calçadista para 100 jovens por turma e apoio às entidades municipais APAE, Liga de Combate ao Câncer e Bombeiros Voluntários.


Fornecedores

Cientes de que a sustentabilidade, para ser efetiva, precisa englobar toda a cadeia, a Via Marte possui um forte trabalho junto aos seus mais de 350 fornecedores de matérias-primas, buscando parceiros que já possuam a certificação do Origem Sustentável ou que estão em fase de adquiri-la. “A Via Marte entende que, para desenvolver a sustentabilidade, é necessário disseminar o tema junto aos fornecedores, apoiando e motivando a realização de ações sustentáveis dentro de suas empresas, contribuindo para o desenvolvimento da cadeia calçadista”, avalia Fontes, ressaltando que a meta definida pela empresa é ter 50% de seus fornecedores certificados pelo Programa até 2025 e 100% deles certificados até 2030.


Próximos passos

Tendo iniciado a certificação no nível Prata, a Via Marte tem metas de avançar no programa nos próximos anos. “Continuaremos realizando um trabalho sério, buscando desenvolver a maturidade no que se refere a um maior desempenho em sustentabilidade e aplicabilidade das práticas de ESG, pois sabemos que a continuidade das decisões e ações sustentáveis serão primordiais para o futuro da empresa, bem como para toda a cadeia de valor”, conclui Fontes.


A empresa

Fundada em 1977, a Via Marte produz 30 mil pares de calçados por dia, com exportações para países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Emirados Árabes Unidos, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Israel, Japão, Líbano, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, República Tcheca e Uruguai. As três unidades da empresa, todas no Rio Grande do Sul, empregam diretamente mais de 2,2 mil colaboradores.

Comments


Conteúdos Programa Origem Sustentável | Gestão Da Sustentabilidade | Brasil

CONTEÚDOS

bottom of page